Importante que sejam discutidas questões sobre a formação do professor... Libâneo (1998) defende a idéia de que os educadores devem reconhecer os impactos que a nossa realidade têm causado no campo da educação e do ensino, para que reflita sobre o papel da escola e dos professores. No que tange às práticas da formação de professores, a tendência mais recente e mais forte, está atrelada em como o ensino tem sido concebido como uma atividade reflexiva, que perpassa toda a formação docente e leva à tona como o professor tem sido preparado para desenvolver a capacidade reflexiva sobre sua própria prática, que levaria a perguntar-se: Como eu estou pensando minha prática? Como está a minha formação? A partir desse movimento reflexivo, é atribuído ao professor um papel ativo enquanto tal, dando-lhe a oportunidade de formular suas próprias teorias para a construção de conhecimento sobre ensino. Como você percebe esse movimento? No contexto da sala de aula, qual a maior dificuldade em refletir sobre sua prática? Vamos tecendo nossas ideias... Quem inicia a costurar a rede?
REFERÊNCIA:
LIBÂNEO, José Carlos. Adeus professor, adeus professora? Novas exigências educacionais e profissão ao docente. 2ª ed, São Paulo: Cortez, 1998.
Nenhum comentário:
Postar um comentário